Portão Automático de Rolo

portão automático de rolo

Portão automático de rolo: saiba tudo para escolher o melhor

Você conhece um portão automático de rolo? Ele é um modelo muito procurado para lojas e garagens residenciais. Mas muitas pessoas só conhecem a durabilidade do produto.

E muitos não sabem muito sobre esse modelo até comprarem um portão que atenda às suas necessidades.

A maioria procura esse tipo de portão por sua abertura vertical. Ela garante a praticidade de abrir e fechar o modelo, além de economizar espaço no local de instalação.

Para te ajudar, vamos revelar alguns detalhes básicos para escolher a melhor opção na hora de comprar uma desses equipamentos.

Saiba mais sobre as portas de enrolar automáticas e naturalmente desejará comprar um modelo que se adapte ao seu ambiente.

Índice

portão automático de rolo

O uso de um portão automático de rolo é muito vantajoso para diferentes tipos de imóveis. Listamos algumas das principais vantagens, confira:

Praticidade

O controle remoto torna o processo de abertura e fechamento de portas de enrolar extremamente prático no dia a dia.

Segurança

A abertura e fechamento do portão automático de rolo não requer contato direto. Portanto, o risco de acidentes na vida cotidiana é menor.

Proteção

O metal utilizado para a fabricação das portas possui alta resistência, proporciona proteção em diversos ambientes e minimiza o risco de intrusão.

Versatilidade

Com diferentes modelos, as portas automáticas podem ser completamente versáteis nos mais diversos projetos.

Otimização

Sua forma de abertura permite que esse modelo otimize o espaço e evite que peças desnecessárias ocupem o ambiente.

Resistência

Seja resistindo aos efeitos da ferrugem ou ao choque físico de tentar invadir a casa, o portão automático de rolo exerce sua resistência para que a estrutura não seja danificada.

Durabilidade

Em média, um portão de enrolar dura pelo menos 10 anos. Com a manutenção adequada, essa durabilidade será maior.

Atualmente, os portões de enrolar automáticos são produzidos principalmente em 4 tipos: tipo transvision, tipo grelha, tipo fechado e tipo tijolinho.

Sem dúvida, o modelo mais tradicional é o modelo fechado, constituído por uma chapa metálica sem furos ou recortes. Isso o torna também o mais forte e durável em uso.

Por outro lado, o modelo transvision é muito comum em lojas de shopping. É feito de folha de metal que possui microfuros em toda a estrutura, dando um efeito transparente à porta.

Já o modelo de grelha é todo oco com furos oblongos e também possui um perfil metálico bem grosso. Isso permite uma estrutura mais forte sem abrir mão dos benefícios de permitir a entrada de ar e iluminação externa.

Por último, mas não menos importante, está o modelo tijolinho. Ele consiste em vários orifícios retangulares intercalados que criam a aparência de uma parede de tijolos.

Sua estrutura de aço em volta dos furos é mais fina, permitindo visibilidade interna, entrada de luz externa e maior ventilação se comparado aos demais modelos citados.

É sempre importante ressaltar que cada portão de rolo é especificado para um tipo de projeto com base nas necessidades de cada ambiente.

Para ambientes onde o objetivo principal é a segurança máxima, um portão automático de rolo fechado é a melhor escolha. Também é possível utilizá-lo em garagens externas e galpões compartilhados.

Para lojas localizadas em shoppings ou galerias fechadas, um portão microperfurado é mais indicado, pois combina proteção e design externo.

Lojas com vitrines e divisórias de ambientes internos podem utilizar portas automáticas de rolo tijolinho, que muitas vezes são as mais indicadas.

Os modelos de grelhas são recomendados em ambientes onde se busca segurança, mas não devem estar totalmente fechados, como oficinas, estoques de produtos químicos e açougues.

portão automático de rolo

Atualmente, um portão automático de rolo não tem suas chapas feitas de ferro tradicional, que pode oxidar ou enferrujar.

Atualmente, ele é feito de aço galvanizado ou alumínio, que são materiais mais duráveis. O aço galvanizado é um metal que recebe uma camada de liga de zinco que impede que o ferro entre em contato direto com a água e o sol.

Desta forma, o aço não é facilmente oxidado ou corroído, o que garante maior durabilidade ao portão de rolo automático.

O alumínio é um material naturalmente resistente à oxidação e à ferrugem. Ao mesmo tempo, resiste a qualquer dano físico à estrutura.

A construção do encaixe dos perfis é forte e durável devido aos materiais utilizados na fabricação do portão automático de rolo.

Esse fator permite movimentação e uso frequente sem causar danos ao produto ao longo dos anos. Além disso, possíveis tentativas de intrusão e danos ao portão podem ser dissuadidos.

portão automático de rolo

Curiosamente, as chapas do portão automático de rolo não são feitas de uma única peça de metal.

Na verdade, são vários trilhos iguais sobrepostos, que são desmontados e instalados em sua propriedade. O único trilho diferente é o último, que tem um acabamento único e completa o projeto com a soleira.

Isso cria um produto final durável, mais fácil de transportar e mais eficiente de instalar.

Esses perfis metálicos são projetados para um ajuste confortável. Isso garante a rigidez do material e reduz o risco de arrombamento.

Estão disponíveis dois tipos de motores para portões de rolo. Eles devem ser escolhidos de acordo com o peso do produto e o número de acionamentos diários.

O primeiro, o motor monofásico, é adequado para portões de até 850 kg que recebam muitos acionamentos ao longo do dia.

Já o motor trifásico é adequado para portas com peso superior a 850 kg e que raramente sejam utilizadas no cotidiano.

Em ambientes onde são necessárias portas muito grandes é há necessidade de muitos acionamentos, os especialistas sempre recomendam dividir o vão em duas unidades, com motores diferentes.

Dessa forma, operações mais eficientes podem ser realizadas todos os dias sem desgaste desnecessário dos componentes.

portão automático de rolo

Além de tudo o que foi esclarecido, muitas vezes é duvidoso que o portão automático de rolo funcione nos dias sem eletricidade. Mas isso acontece, sim!

Se o sistema tiver um nobreak acoplado, ele pode ser ligado nessas situações e é garantido que funcione mesmo sem energia.

De outra forma, você pode entrar no ambiente por uma porta ou portinhola instalada no perfil, ou ainda abrir manualmente a porta por um sistema de corrente no motor. Isso garante fácil acesso à propriedade.

A manutenção diária do portão automático de rolo é muito simples. O mais importante é certificar-se de que não há objetos sob a porta quando ela estiver fechando.

Dessa forma, você evita danificar a estrutura da porta devido a objetos deixados no local, causando amassados no perfil.

Além disso, é recomendado lubrificar a correia de transmissão com graxa adequada a cada seis meses. Assim, é possível manter a ativação rápida em total conformidade com os requisitos de segurança do espaço.

Finalmente, recomenda-se uma visita profissional a cada 1 ou 2 anos para garantir que não haja problemas com a estrutura da porta.

É possível serem feitos sob medida pela fábrica
A largura de um portão automático de rolo não é particularmente limitada por padrão. Esta peça pode ser personalizada de acordo com suas necessidades.

Idealmente, basta projetar a faixa de peso com base no tamanho. Tudo permite que o motor adequado manipule a abertura e o fechamento da porta de forma eficiente e flexível.

Em alguns casos, considerando o peso, o fabricante deve usar duas folhas com sistemas de acionamento separados.

No entanto, apenas para ambientes de grande escala, como a indústria. De forma geral, em uma casa, apenas uma porta é suficiente para uma operação eficiente e segura.

portão automático de rolo

Ao contrário das portas de madeira, PVC e vidro, as portas de enrolar de aço ou alumínio são adequadas para ambientes externos expostos às mudanças climáticas.

Enquanto outros materiais se deformam devido às condições climáticas, o aço galvanizado e o alumínio são ideais para suportar todos os climas.

A exposição prolongada à luz solar ou chuva não causará ferrugem, oxidação ou deformação na estrutura do portão automático de rolo.

Por isso, são os melhores materiais para sua área externa. E com a pintura adequada, as peças podem ser personalizadas e agregar mais uma camada de proteção ao produto. Dessa maneira, essas portas podem usadas por muitos anos.

É comum se preocupar que o uso de um portão automático fará com que sua conta de eletricidade aumente significativamente. Afinal, um motor elétrico é usado para abrir e fechar o portão.

Mas, na realidade, a eletricidade só é consumida quando o motor de acionamento abre ou fecha o portão.

Isso significa que um motor acionado diariamente no imóvel residencial consome em média 3,60 kWh por mês. Assim, uma porta automática custa em média cerca de R$ 3,40 por mês, apenas, em contas de luz.

portão automático de rolo

Como mostramos ao longo deste conteúdo, os portões automáticos de rolo são bastante funcionais por conta própria. No entanto, ainda existem acessórios que facilitam ainda mais o uso dessas peças. Para personalizar seu projeto, confira:

Trava de queda

Uma trava-quedas é um item montado próximo ao motor e trava a porta durante qualquer mudança de velocidade durante a abertura ou fechamento. Assim, evita acidentes como a queda da porta sobre o usuário.

Guias telescópicas

As passagens tornam o interior do portão automático de rolo mais esteticamente agradável. Além de evitar qualquer deslocamento errado da chapa metálica utilizada no portão.

Controle remoto

O controle remoto é o que torna as portas automáticas de enrolar práticas e muito seguras. Basta apertar um botão de dentro do carro e o portão começa a se abrir, mesmo em até 60 metros de distância do local.

Sistema Nobreak (UPS)

Um UPS é ideal para ambientes onde não há outros tipos de entrada. Com ele, pode-se ativar a porta mesmo em caso de falta de energia.

Ativar por Bluetooth

O Bluetooth é um sistema de ativação que permite abrir a porta a partir de um smartphone. Proporciona maior segurança ao observar a movimentação no ambiente, mesmo antes de a porta começar a abrir ou fechar.

Sistema infravermelho

Os sistemas infravermelhos são projetados para evitar acidentes e danos em chapas metálicas. Impede que o portão se feche quando algo atrapalha.

portão automático de rolo

O valor final desse portão é calculado tendo em conta vários fatores. Principalmente o seu tamanho.

Além disso, cada item adicionado ao projeto desencadeia uma alteração no preço final do portão automático de rolo. Um equipamento com vida útil mínima de 10 anos pode ser obtido com uma única compra. Portanto, esse é um investimento com excelente custo-benefício pela sua durabilidade.

As portas de enrolar automáticas requerem seu conhecimento e experiência de fabricação para fornecer a qualidade esperada.

Afinal, alguns problemas podem surgir devido à má instalação ou por itens de má qualidade utilizados pelo fabricante.

Por isso, é importante saber que você está comprando de um fabricante responsável e que está investindo em qualidade.

A Guaruportas atua no ramo de portão automático de rolo desde 2007, sempre com o objetivo de satisfazer os clientes e fornecer produtos eficientes.

Contacte um dos nossos especialistas e solicite um orçamento para o seu imóvel.