Porta de Enrolar Automática

porta de enrolar automática

Porta de enrolar automática: Guia completo sobre ela

A porta de enrolar automática é uma excelente opção para projetos de construção ou reformas. Sejam eles residenciais ou comerciais, esse tipo de porta sempre atende as expectativas dos clientes.

O motivo é a quantidade de vantagens que esse tipo modelo oferece aos seus usuários. As portas de enrolar são práticas, versáteis, modernas e muito resistentes, e essas são apenas algumas das suas principais características.

Mas antes de decidir qual o melhor modelo de porta automática de enrolar para a sua obra é preciso conhecer mais sobre essa opção.

Então separamos as informações mais importantes que você deve saber antes de definir a porta certa para seu projeto.

Índice

porta de enrolar automática

Para aqueles que ainda não conseguem reconhecer uma porta de enrolar automática, vamos definir alguns detalhes desse modelo.

Ela é formada pela junção de diversas faixas de metal encaixadas que formam a folha de proteção desse portão. Ainda possui um bastão horizontal instalado na parte superior da entrada do ambiente, correias nas laterais da folha de metal e um motor posicionado próximo ao bastão.

A porta de enrolar é conhecida pela sua abertura vertical e essa é a sua característica mais marcante. Isso porque esse modelo de porta proporciona melhor aproveitamento do espaço e maior abertura do ambiente.

Conhecendo o que é uma porta de enrolar automática será mais simples entender como ela funciona. O processo é simples, porém exige o funcionamento adequado de diversas partes do sistema.

No sistema de automatização da porta de enrolar são instalados:

  • motor;
  • correias laterais;
  • guia para a folha de metal;
  • porcas de controle de acionamento;
  • barra fixa para enrolamento;
  • folha de metal para a estrutura central;
  • componentes extras que melhoram o uso da porta.

Se você está imaginando uma estrutura muito pesada e cheia de peças aparentes, está enganado. Todo o sistema de acionamento é fixado acima da abertura do portão, em um local chamado de espaço morto.

Assim, a visibilidade das peças é reduzida e não ocupa nenhum espaço útil do ambiente.

O funcionamento da porta de rolo automática é tão simples quanto seu sistema. Quando o botão do controle remoto é acionado o motor é ligado e inicia a movimentação das correias.

Essas correias são as responsáveis por enrolar a folha de metal na barra ou desenrolar. Para que o motor reconheça o limite de abertura e de fechamento, existem porcas instaladas no ponto certo das correntes em que a estrutura central atinge sua posição ideal.

Usar uma porta de enrolar automatizada proporciona muito mais facilidade e agilidade ao longo do dia. E o melhor é a praticidade e maior segurança contra acidentes que o motor oferece.

porta de enrolar automática

Hoje existem opções de portas de enrolar automáticas produzidas em dois tipos de metais: ferro galvanizado e alumínio.

Durante muitos anos a porta de enrolar era fabricada com ferro puro, sem nenhum tipo de proteção. Na questão de proteção, o material correspondia às expectativas, porém sua durabilidade era muito baixa.

Isso acontecia, pois o ferro é um tipo de metal que sofre oxidação e enferruja com facilidade quando é exposto à chuva e ao calor constante. Assim, o material usado na fabricação das portas de enrolar precisou ser repensado.

As alternativas são justamente os materiais utilizados nos modelos mais atuais de porta de enrolar. O alumínio é um metal que naturalmente não sofre oxidação e não enferruja, dessa maneira tem uma durabilidade muito superior.

Já o ferro continua sendo uma opção, porém agora ele recebe uma camada de zinco que o protege do contato com a água e assim impede a formação da ferrugem.

O ferro ainda tem a limitação do peso. Esse metal é muito pesado, isso reduz a potência do motor e torna o acionamento mais lento. Já o alumínio é mais leve e uma excelente opção para quem busca novidades.

Como já falamos, a porta de enrolar automática é muito versátil e isso é possível pelos diversos modelos disponíveis. Ao todo são 4 opções com aparência e funcionalidade únicas.

Porta de enrolar oblonga

Esse modelo de porta de enrolar é composto por uma folha de metal com furos oblongos em toda a sua estrutura. O contorno dos furos é largo e forte, isso aumenta a resistência da peça.

Ainda assim, a porta oblonga permite a circulação de ar e entrada de luz no ambiente. Ela é ideal para locais que precisam de mais proteção e também manter a ventilação interna.

Porta de enrolar tijolinho

A porta tijolinho é o modelo mais aberto dentro das opções de porta de enrolar automática. Sua estrutura é fabricada com recortes retangulares em toda a folha de metal e com bordas finas que contornam esses espaços.

O modelo é ideal para locais com vitrine, pois permite a exposição de produtos mesmo com a loja fechada. Porém, por ser um modelo muito aberto, ela exige uma segunda opção de segurança, como uma vitrine de vidro, por exemplo.

Porta de enrolar automática lisa

A porta tipo lisa é tradicionalmente encontrada nas lojas e restaurantes do Brasil. Sua estrutura é a mais resistente disponível do mercado, assim é perfeita para o comércio de rua.

Ela é fabricada em feixes de metal que são intercalados criando uma estrutura final forte e resistente. Por não permitir nenhuma visibilidade interna, nem sempre a porta de enrolar lisa é a melhor opção.

Porta de enrolar automática transvision

O modelo de porta de enrolar transvision é visto com frequência em lojas de shoppings. O motivo é sua estrutura um pouco mais frágil que tem indicação de ser usada em ambientes mais protegidos.

A folha de metal da porta transvision contém micro furos que se espalham por toda a estrutura central. Isso cria um efeito que possibilita a entrada de luz e a circulação de ar e ainda mantém uma pequena visibilidade do espaço interno.

Você sabia que existem diferentes tipos de motores que podem ser instalados em uma porta de enrolar automática?

Cada motor tem sua indicação de acordo com o peso final da porta e também a quantidade de acionamentos diários.

Motor monofásico para porta de enrolar automática

O motor monofásico é indicado para portões com peso de até 850 kg e que precisa ser acionado diversas vezes em um mesmo dia. Ele aceita o uso de sistema no break, que mantém o seu funcionamento mesmo em caso de queda de energia elétrica.

Motor trifásico para porta de enrolar automática

A porta de enrolar automática com peso acima de 850 kg e com pouco acionamento diário deve receber motor trifásico. Esse motor tem maior potência para atender a necessidade de portões maiores. Por outro lado, não é compatível com sistema nobreak.

porta de enrolar automática

Motor comum

É normalmente usado em residências e indicado para locais com até 6 acionamento por dia.

Motor médio fluxo

É mais utilizado em prédios pequenos e empresas menores, onde o uso diário não ultrapassa 20 acionamentos.

Motor alto fluxo

É o modelo mais potente e indicado para grandes empresas, condomínios e outros locais que realizam 40 acionamentos ou mais.

Conhecer a frequência de acionamentos do seu projeto vai te ajudar a economizar verba e ainda atender corretamente a necessidade do local.

Como já mostramos, a porta de enrolar automática pode ser usada em todos os tipos de reformas e construções. Alguns dos locais em que normalmente encontramos portas de diferentes tipos são:

Lojas e comércios em geral usam a porta automática de enrolar lisa como proteção do espaço. Para o comércio em galerias e shoppings as portas transvision e tijolinho também são muito utilizadas.

Na área de carga e descarga de empresas é comum encontrar porta de enrolar fechada. Dependendo da localização da porta, o modelo tijolinho também é bastante usado.

Dentro do espaço de oficinas a porta oblonga e tijolinho são usadas para demarcar espaços de cada setor. Então, os limites são criados sem a necessidade de isolar completamente o ambiente.

porta de enrolar automática

As vantagens de escolher um modelo de porta de enrolar automática para o seu projeto são muitas. Separamos algumas para te mostrar as suas principais funcionalidades.

Mais resistente

A porta de rolo automática é fabricada com metais que não enferrujam, não oxidam e não descascam com facilidade. Além disso, são resistentes contra danos físicos causados pelo tempo ou por pessoas.

Alta durabilidade

A resistência contribui para a durabilidade da porta de enrolar automática. A sua estrutura e sistema de automação também contribuem para a durabilidade de pelo menos 20 anos que esses portões possuem.

Maior proteção

Como falamos, tanto o alumínio quanto o ferro galvanizado são resistentes contra danos físicos. Isso aumenta a proteção que o portão oferece para residências e comércios em geral.

Mais segura

O funcionamento da porta de enrolar automática é um dos mais seguros e ainda possui acessórios que impedem o fechamento com a presença de objetos ou pessoas em seu caminho.

Melhor otimização

Usando uma porta de enrolar automática a disponibilidade de espaço interno é muito mais eficiente. Assim o modelo é perfeito para locais grandes e também pequenos, já que permite uma melhor distribuição interna.

Facilidade de uso

A porta de enrolar automática é muito simples de ser usada, todo o processo de abertura e fechamento é feito por controle remoto e não necessita de nenhum contato físico. Nas portas de alumínio o acionamento ainda é mais rápido.

Excelente custo-benefício

Os modelos de porta de enrolar automática possuem valor mais elevado que os modelos manuais. Entretanto, as vantagens de utilizar esse sistema são muitas, o que oferece um custo-benefício muito alto para os clientes.

porta de enrolar automática

O portão de enrolar automático é conhecido por ter manutenção simples. Ainda assim é preciso manter alguns cuidados para que seu produto não seja danificado e tenha vida útil maior.

A lubrificação da guia e das correias é muito importante para evitar o esforço desnecessário do motor e o travamento na abertura. O motor deve ser instalado em um local onde não haja contato com água, isso evita a ferrugem e danos na estrutura da peça.

No máximo a cada dois anos é recomendada a visita de um técnico para certificar de que o funcionamento está adequado. Isso ajuda a reconhecer problemas menores e a evitar danos permanentes à sua porta de enrolar automática.

Ainda que seja uma parte importante do planejamento, é bem comum que consumidores tenham dúvidas quanto ao preço de uma porta de enrolar automática.

Para te ajudar a calcular em média o investimento da sua peça, separamos algumas informações relevantes.

O preço cobrado pela porta automática é cobrado por metro quadrado e o valor varia entre 100 e 500 reais. Esse intervalo engloba o modelo de porta, material de fabricação e ainda quais acessórios serão usados na instalação.

As portas de enrolar fechadas são as mais acessíveis, já o modelo transivion e tijolinho possuem os preços mais altos. O tipo de motor, a presença de nobreak e ainda sensor de barreira podem elevar o valor final.

Da mesma forma que alguns itens que tornam a rotina mais segura e prática. Esse é o caso do sensor infravermelho, guias telescópicas e do sistema antiqueda.

Portas de alumínio possuem pintura especial e são mais resistentes, por isso o investimento é maior, assim como seu custo-benefício.

A escolha dos acessórios que serão utilizados vai depender do investimento que você está pretendendo investir na compra da porta de enrolar automática. Então, pense quais seriam os itens mais úteis para tornar sua rotina ainda mais simples.

Outro detalhe importante que você precisa saber sobre porta de enrolar automática é onde comprar o produto.

A Guaruportas oferece qualidade e satisfação para seus clientes desde a produção da peça até a sua instalação. É mais segurança e confiança para seu projeto garantindo produtos de alto nível.

Entre em contato com nossa equipe e faça o seu orçamento de porta de enrolar automática Guaruportas.