Porta de aço automatizada: Como manter seu funcionamento?

A manutenção de uma porta de aço automatizada é correspondente à frequência de uso também. As portas de aço no geral têm uma ótima estrutura e qualidade, sua durabilidade é de longo prazo. No entanto, é necessária alguma manutenção, principalmente como prevenção e ocasionalmente de correção também.

A porta é formada por diversas peças e componentes, que podem com o passar do tempo se desgastar um pouco. Saiba mais sobre como manter o funcionamento da sua porta automatizada com simples ações e atenção.

A necessidade de manutenção preventiva

A manutenção preventiva é feita periodicamente, mesmo que a porta não esteja apresentando algum defeito. Ela serve para evitar qualquer problema futuro e ajuda estender a durabilidade longa que a porta já tem.

A porta de enrolar motorizada pode ser comparada com um veículo, mas é claro que a sua manutenção é bem mais simples, ao fazer uma revisão, por exemplo.

A revisão da porta de aço automatizada inclui:

  • Todos os componentes estruturais do equipamento (Lâminas de fechamento e estruturais; Guias laterais; Trava-lâminas; Soleira; Borrachas; Eixo de sustentação; Fechadura; Nobreak; Botoeira; Controle Remoto e central.)
  • Parte eletrônica (motor, controle remoto, botão de acionamento)
  • Parte mecânica (peças e eixos, encaixe no abrir e fechar)
  • Todos os acessórios
  • Testes de funcionamento

Na maior parte das revisões de manutenção preventiva em porta de aço automatizada são realizados simples ajustes, a troca da bateria e muito comum renovar a lubrificação.

Já a manutenção corretiva é sobre algo urgente que precise ser resolvido, geralmente situações como: porta travada, porta fechada sobre objetos ou alguma batida com o veículo.

Ainda pode ocorrer algum problema no motor como descarga elétrica, todas essas questões o técnico saberá analisar o que precisa ser trocado ou restaurado.

Para saber diferenciar quando algo não está indo bem, preste atenção aos sinais que a sua porta de aço automatizada pode dar.

Os sinais são: Vibrações fortes, trepidações, porta emperrada, ruídos em excesso, lentidão para abrir/fechar, problemas no controle remoto ou botoeira, motor muito quente ou saindo fumaça, lâminas amassadas ou quebradas.

Limpeza da porta automatizada

A limpeza também é parte da manutenção, o importante é não deixar acumular um excesso de poeira, de tempos em tempos ao perceber que está muito suja, faça uma limpeza, veja as dicas abaixo.

O que fazer:

  • Para limpeza leve: Espanador, panos de microfibra ou flanela.
  • Para limpeza profunda: Água da mangueira ou balde e detergente neutro.
  • Use 5 gotas de detergente para cada 1 litro de água. Aplique com uma espoja ou escova com cerdas macias em movimentos circulares, de cima para baixo e finalize secando bem.

O que não fazer:

  • Não use produtos químicos como saponáceos, cloro ou soluções ácidas
  • Tome cuidado com lavadoras de alta pressão (podem danificar a estrutura)
  • Evite o uso de palhas de aço e esponjas grossas, elas podem riscar a estrutura.

Qualidade da instalação elétrica

Um fator muito importante sobre a porta de aço automatizada é a qualidade da instalação elétrica. Isso faz toda a diferença no funcionamento e durabilidade da porta no dia-a-dia e em longo prazo.

A qualidade da matéria-prima é tão importante quanto a instalação elétrica de qualidade, que só pode ser realizada por profissionais qualificados.

Na hora de comprar a porta automatizada pergunte antes sobre como a empresa realiza a instalação, busque por informações que te deixe confiante com relação a esta etapa fundamental.

A Guaruportas Maringá fabrica e instala porta de aço automatizada

O custo-benefício de uma porta de aço automatizada é ótimo desde a compra até a instalação e manutenção.

A manutenção inclui serviços de baixo custo e os valores das portas se comparados aos modelos tradicionais manuais, vale muito a pena ter uma automatizada, garantindo conforto e segurança.

A Guaruportas Maringá é uma empresa referência na fabricação de portas e portões automatizados de enrolar. Prioriza a qualidade desde a matéria prima até a instalação de seus produtos, atendendo toda a região através de diversos representantes.

Se a sua porta de enrolar motorizada apresentar algum problema, entre em contato com a Guaruportas Maringá para marcar um serviço de manutenção. Aproveite o melhor desempenho da sua porta ou portão de enrolar automático.

Faça seu orçamento online e através dos representantes dispostos por toda a região, garanta um atendimento personalizado de consultoria sem pagar a mais por isso!

Posted in:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.