Porta automática de enrolar: 13 dúvidas comuns e soluções
A porta automática de enrolar é usada em diferentes ambientes residenciais, comerciais e industriais. Os modelos diferenciados desse tipo de porta aumentam as suas possibilidades de uso e assim a tornam mais versátil.
O fator proteção também é um dos destaques da porta de enrolar automática. O metal usado na fabricação da sua estrutura principal é muito resistente contra a oxidação, ação do tempo e até mesmo danos físicos.
Por tudo isso, a porta automática de enrolar é uma opção muito conhecida do mercado e comumente vista no comércio brasileiro. Ainda assim, a maioria das pessoas possuem dúvidas sobre esses portões.
São essas dúvidas que vamos te ajudar a sanar neste texto. Conheça os detalhes importantes sobre a porta de enrolar automatizada.
Índice
- Como é o funcionamento da porta automática de enrolar?
- Quais os modelos de porta automática de enrolar disponíveis?
- Qual o tipo de motor ideal para porta automática de enrolar?
- Quais os tipos de metais usados na fabricação de uma porta automática de enrolar?
- Onde é usada a porta automática de enrolar?
- Posso instalar uma porta automática de enrolar na área externa?
- A porta automática de enrolar exige manutenção?
- É seguro ter uma porta de enrolar automática?
- Ter uma porta automática de enrolar consome muita energia?
- Como funciona a abertura da porta automática de enrolar em caso de queda de energia?
- Existe tamanho padrão para porta de enrolar automática?
- Quanto custa ter uma porta automática de enrolar?
- Onde comprar porta automática de enrolar?
Como é o funcionamento da porta automática de enrolar?
O sistema de acionamento da porta automática de enrolar é simples e fácil de ser compreendido.
Quando o controle remoto é acionado, logo o motor inicia seu trabalho e as correias vão se enrolando. Ao mesmo tempo, a folha de metal também é enrolada no bastão fixado na parte superior da abertura do ambiente.
O processo de fechamento da porta de enrolar automática é realizado da mesma maneira, com a única diferença no sentido de giro das correias. Assim que atinge o seu limite, o motor é desligado até o próximo acionamento.
Para definir a altura máxima de levantamento e abaixamento da folha de metal são instaladas porcas próximas ao motor. Elas garantem que o processo seja paralisado quando as correias atingirem esse ponto.
Assim não há risco de causar acidentes e nem danos à estrutura da porta pelo contato com o chão. Quando as correias atingem o limite estabelecido, o processo é paralisado e só volta a descer ou subir a porta após um novo acionamento.
Quais os modelos de porta automática de enrolar disponíveis?
Ao todo são 4 modelos de porta automática de enrolar disponíveis para atender as necessidades de diferentes projetos. São eles:
Porta de enrolar fechada
Esse é o modelo mais tradicional do mercado. É muito presente no comércio brasileiro e em garagens de prédios. O motivo do uso é a proteção que sua estrutura totalmente fechada oferece contra danos físicos e também a sua resistência contra a ação do tempo.
Porta de enrolar grelha
A opção grelha é reconhecida pela sua estrutura com furos ovais intercalados em toda a folha de metal. As bordas de metal são grossas e aumentam a proteção da peça, ainda mantendo a circulação de ar e entrada de luz.
Porta de enrolar transvision
O modelo transvision tem aparência diferenciada criada pela presença de micro furos em toda a estrutura principal do portão. A visibilidade é reduzida, mas a entrada de iluminação e a ventilação são preservadas.
Porta de enrolar tijolinho
O nome desse modelo de porta de enrolar é referente a sua aparência próxima a de uma parede de tijolinhos. Os furos desse modelo são retangulares e posicionados de maneira estratégica: o contorno de metal é mais fino permitindo completa visualização interna do espaço.
Qual o tipo de motor ideal para porta automática de enrolar?
Muitas pessoas acreditam que um mesmo motor é utilizado em todos os tipos de porta automática de enrolar. Na verdade, existem diferentes opções com características próprias e que atendem diferentes necessidades.
A primeira divisão que podemos fazer dos tipos de motor para porta de enrolar é em monofásicos e trifásicos.
O modelo monofásico é indicado para portões com peso de 850 kg ou menos, eles são mais básicos e são compatíveis com sistema no break.
Já o modelo trifásico é ideal para portões com peso de 850 kg a 1000 kg, acima disso o ideal é dividir a peça em duas folhas de metal.
A outra divisão é quanto a frequência de acionamentos do portão. Casas, lojas e comércio em geral precisam de poucas aberturas diárias, assim um motor comum é suficiente. Ele atenderá com tranquilidade as necessidades do seu ambiente.
Prédios pequenos e alguns tipos de empresas podem usar o motor de médio fluxo com tranquilidade. O modelo suporta de 6 a 20 acionamentos diários, o suficiente para o tipo de local em que será instalado.
Grandes condomínios, indústrias e empresas tem alta rotatividade no portão e precisam de um motor de alto fluxo que suporta mais de 20 aberturas diárias.
Quais os tipos de metais usados na fabricação de uma porta automática de enrolar?
Existem dois principais metais utilizados hoje para a fabricação das portas de enrolar, são eles o ferro galvanizado e o alumínio. Esses dois são mais eficientes contra a ferrugem, não oxidam e ainda possuem boa resistência física.
Há muitos anos o ferro puro era o principal material para a produção de porta automática de enrolar. Ele era extremamente eficiente na questão de proteção do ambiente, porém sofria desgaste com o tempo.
A exposição ao tempo rapidamente formava a ferrugem e assim o portão logo perdia sua integridade. Por isso, foi criada uma proteção para que o ferro se tornasse mais resistente e aumentasse sua durabilidade.
Agora todo o ferro usado na produção de porta de enrolar é revestido com uma camada de zinco que impede o contato do metal com os agentes do tempo. Isso aumentou as vantagens de escolher esse tipo de porta.
Por outro lado, o ferro ainda é considerado um material muito pesado, e por isso não é indicado para todos os projetos. O alumínio é justamente essa alternativa mais leve que oferece a mesma proteção com mais eficiência de uso.
Onde é usada a porta automática de enrolar?
A porta automática de rolo pode ser usada em qualquer ambiente. A diferença está apenas na escolha do modelo ideal para seu projeto. Conheça alguns usos mais comuns para esse portão.
Comércio
As lojas e restaurantes brasileiros usam muito a porta de rolo automática fechada. Isso porque ela é a mais segura para a proteção dos seus produtos.
Shoppings
As lojas de shopping usam sempre porta de enrolar do modelo fechado ou transvision. Por ter segurança extra no local, os lojistas podem optar por um modelo mais moderno que não é tão robusto.
Casas
Nas casas encontramos dois tipos de porta de enrolar: o modelo fechado para a abertura principal da casa para a rua e o modelo tijolinho ou grelha nos ambientes internos. Esses dois modelos vazados são usados para separar ambientes como oficina e espaço gourmet.
Indústrias
Nas indústrias a porta de enrolar é usada para a proteção de produtos de alto valor ou com risco de acidentes. Assim, a porta limita a entrada apenas de pessoas autorizadas e ainda reduz os riscos de furto.
Oficinas
Em oficinas de grande porte a divisão de setores, ela é ideal para criar ambientes distintos dentro de um mesmo galpão. A porta de enrolar tijolinho é a mais utilizada para essa finalidade.
Posso instalar uma porta automática de enrolar na área externa?
A resposta é sim. Independente do metal utilizado na fabricação da sua porta de enrolar, ferro galvanizado ou alumínio, ela estará protegida contra os danos causados pelo tempo.
Esses dois metais não sofrem oxidação, não enferrujam e não sofrem danos pelo contato com a água ou o sol constante. Além disso, eles são muito resistentes contra danos físicos, assim perfeitos para a proteção principal de sua casa.
A única parte que deve ser protegida do contato com água é o motor, caso seja muito molhado pela chuva ele pode deixar de funcionar.
Mas isso quase sempre não é um problema, pois o motor é instalado na parte interna dos espaços. Ali normalmente há proteção contra o contato com a chuva e o sol constante.
A porta automática de enrolar exige manutenção?
Por ser conhecida como uma porta muito resistente, muitas pessoas acreditam que a porta automática de enrolar não precisa de manutenção. Na verdade, ela necessita sim de cuidados, como qualquer outra opção de portão.
A diferença é que esses cuidados podem ser feitos por você mesmo e em pouco tempo. A principal manutenção é manter as correias lubrificadas, isso aumenta a potência do motor.
Também é ideal agendar uma visita técnica a cada um ou dois anos para certificar que tudo está funcionando da maneira correta. Dessa forma, os problemas são detectados enquanto ainda podem ser solucionados de maneira simples.
É seguro ter uma porta de enrolar automática?
A porta automática de enrolar é um dos modelos considerados mais seguros em dois sentidos. Quanto à proteção do espaço, esse tipo de portão é muito eficiente e resistente contra danos físicos.
Assim, tentativas de invasão são frustradas na maioria das vezes apenas pela presença desse tipo de porta.
A porta que enrola com motor também é considerada segura contra acidentes. O acionamento por controle remoto reduz o contato direto com a porta e assim impede acidentes.
A presença de sensores também evita acidentes causados pela presença de pessoas no trajeto da porta automática.
Ter uma porta automática de enrolar consome muita energia?
Não. Apesar da porta automática de enrolar possuir um motor que precisa de energia elétrica para funcionar, o gasto é muito baixo.
Isso porque o motor permanece a maior parte do tempo desligado, ou seja, sem utilizar energia elétrica. O consumo acontece apenas no momento do acionamento da porta.
Como funciona a abertura da porta automática de enrolar em caso de queda de energia?
Essa é uma das dúvidas mais comuns entre os interessados em adquirir uma porta automática de enrolar. A resposta é bem simples e você vai ver que não há nenhum mistério nesse tipo de situação.
Para começar, todo sistema automatizado de porta de enrolar possui uma opção de acionamento manual que fica localizada próximo ao motor. Ali é possível iniciar a abertura do portão mesmo com a queda de energia.
Essa alternativa fica localizada na parte interna do ambiente, então, para utilizá-la o ideal é ter outra entrada que não dependa da porta de enrolar automatizada. Caso contrário não será possível abrir o espaço.
Uma alternativa é a presença de portinhola na folha de metal, assim a entrada é garantida em qualquer situação. A outra opção é investir em um sistema nobreak.
Esse tipo de equipamento mantém uma reserva de energia para que, nessas situações, o acionamento permaneça normal por algumas horas.
Existe tamanho padrão para porta de enrolar automática?
A resposta é não. A porta automática de enrolar pode ser fabricada do tamanho que o cliente desejar. Isso porque mesmo existindo um limite de tamanho por folha, a porta pode ser dividida em partes iguais que complementam o fechamento do ambiente.
Cada folha de metal pode atingir até 15 metros de largura e 9 metros de altura. Grandes espaços que precisam de mais largura são planejados para receber duas ou mais estruturas independentes.
Isso ajuda não apenas a atender a necessidade do cliente como reduz o peso final da peça e permite um funcionamento mais eficiente do motor.
Quanto custa ter uma porta automática de enrolar?
Não existe preço certo para uma porta de enrolar, pois cada detalhe da sua escolha interfere no valor final do produto.
Para começar, o material escolhido na fabricação influencia significativamente no custo da porta. O alumínio tem o preço mais elevado que o ferro galvanizado, porém ele é mais vantajoso.
O modelo de porta de enrolar também influencia no preço final. A porta toda fechada é a opção mais barata, porque sua produção exige menos trabalho.
Os acessórios utilizados também aumentam o valor final da compra. O uso de nobreak, sensor antiqueda e anti impacto, uso de bluetooth e outros interferem grandemente no preço da porta automática de enrolar.
O preço médio cobrado é de R$ 100,00 podendo chegar a R$ 500,00. Isso nos mostra o quanto as variáveis influenciam no custo total. Porém, esses itens aumentam também seu custo-benefício, então vale a pena investir naqueles que trarão mais conforto e segurança.
Onde comprar porta automática de enrolar?
A escolha da empresa certa na hora de comprar sua porta automática de enrolar é muito importante. Afinal, uma fabricante de credibilidade oferece qualidade e garantia para seus clientes.
Isso proporciona tranquilidade e evita problemas com a peça e também durante a instalação. A Guaruportas é a melhor opção para quem deseja comprar portas automáticas de enrolar.
Sua sede é em São Paulo, porém a empresa realiza entrega e instalação em qualquer lugar do Brasil. Por isso, escolha a certeza de satisfação e compre com a gente.
Entre em contato com nossos profissionais e solicite o seu orçamento de porta automática de enrolar.