Você já ouviu falar de porta de enrolar interna? Saiba que ela se revela uma boa opção para quem está construindo ou reformando. O produto garante praticidade aos usuários e funcionalidades que tornam suas vidas mais fáceis, em diversos tipos de imóveis.
Se interessou? Quer saber mais sobre o assunto? Então aproveite que trouxemos todos os detalhes para esclarecer todas as suas dúvidas antes de efetuar a sua compra.
O que é porta de enrolar interna?
Assim como as portas de rolo comuns, uma porta de enrolar interna é um equipamento de fechamento e proteção de passagens. Mas, ao contrário da maioria delas, essa é voltada apenas para uso interno.
Isso se deve a sua estrutura específica de perfil. Uma porta de enrolar interna utiliza como base chapas metálicas mais finas do que as portas de uso externo. Enquanto essas últimas são fabricadas com bitolas #20 (0,95mm) e #22 (0,80mm), as de uso interno adotam a #24 (0,65mm) e, em poucos casos, a #26 (0,50mm).
Uma porta de enrolar interna ou externa funciona com o movimento de deslizamento das laterais por guias. Isso leva a porta a se enrolar como se fosse um caracol, na parte superior dos vãos, garantindo uma boa abertura. Devido a essa característica de enrolar e desenrolar, este tipo de portão tem a vantagem de ocupar pouco espaço.
Uma vez que, demanda apenas um pequeno vão na parte superior para fixação. Ela pode ser aberta e fechada ao simples comando de um controle remoto, quando a porta é automática. Portanto, é uma solução prática para o dia a dia e que otimiza espaço em imóveis pequenos.
Como uma porta de enrolar interna é usada?
A porta de enrolar interna é ideal para dividir ambientes. É o caso de galpões industriais, onde as áreas fabris devem ficar separadas do setor de logística. Ou como grandes lojas de departamentos, que devem manter seus estoques protegidos do acesso de clientes.
O que possibilita otimizar o espaço, promovendo um ambiente agradável e bem dividido. Ao isolar algumas áreas como o estoque, por exemplo, a empresa tem ganho de segurança significativo. Isso ocorre por evitar o acesso de pessoas não autorizadas.
Por ficarem dentro dos imóveis, essas portas de rolo, como também são chamadas, não precisam ser tão robustas e terem acabamentos sofisticados. Assim, elas podem ser mais simples e mais finas, como já explicamos mais acima.
É comum que as portas internas sejam feitas de aço galvanizado ou ferro, materiais mais em conta que o alumínio. Elas também podem ser pintadas ou não, de acordo com as necessidades dos clientes.
Dessa forma, uma porta de enrolar para uso interno acaba sendo mais barata que uma porta para ambiente externo. Isso, pois, portas de exterior exigem maior proteção contra invasores e contra a umidade decorrente de batidas de chuva, por exemplo.
Apesar disso, elas podem ser automatizadas da mesma forma que as demais. Com motores elétricos mais básicos e menos potentes já é possível operá-las, sem problemas. Isso é possível, pois essas portas são mais leves que as convencionais.
Vale a pena investir em motor para porta de enrolar para uso interno?
Sem dúvidas! Automatizar a porta é uma boa maneira de facilitar seu dia a dia e reduzir custos. A porta automática funciona de forma mais eficiente, evitando que pancadas comuns durante a abertura manual ocorram.
Isso é relevante para que o custo de manutenção da porta de enrolar para uso interno seja diminuído. Uma vez que, pequenos amassamentos comprometem o funcionamento eficaz da peça no curto e longo prazo, aumentando os custos de manutenção.
Por isso, mesmo que inicialmente a compra de um motor para automação seja um custo mais elevado, no longo prazo esse investimento trará recompensas.
Uma vez que, proporcionará um uso muito mais prático, tornando o cotidiano do imóvel mais agradável e fácil.
Como é feita a manutenção da porta de enrolar automática para uso interno?
A manutenção da porta de enrolar automática para uso interno é bastante simples e pode ser feita pelo proprietário.
Basta fazer a limpeza da peça e a lubrificação dos componentes. De modo que, possa garantir o funcionamento eficaz.
Periodicamente será necessário substituir peças como roldanas que se desgastam com o uso frequente da porta. Nesses casos, é recomendado procurar auxílio profissional.
Tendo em vista que, a equipe especializada será capaz de substituir as peças defeituosas e fazer uma checagem geral na porta. Tudo para que continue funcionando conforme o esperado.
Deixar de fazer a manutenção periódica poderá desencadear danos à sua porta, sobrecarregando peças que estão em bom funcionamento por causa daquelas que precisam ser substituídas.
A porta de uso interno é durável?
Sim! Uma porta fabricada com material de qualidade tem mais de 15 anos de vida útil quando é feita com a manutenção regular.
A utilização em ambientes internos também é um fator que contribui para a durabilidade da peça. Isso porque ela não está exposta aos efeitos corrosivos e danosos do sol e chuva que costumam acometer portas usadas em ambientes externos.
A limpeza regular é um fator importante para que a sujeira da porta não ocasione oxidação precoce da peça.
Portanto, a higienização é uma aliada para garantir que a porta cumpra todo o seu ciclo de vida. Assim, garantindo um ambiente agradável e otimizado graças ao uso da peça em sua propriedade.
Guaruportas: especialista na fabricação de porta de enrolar para uso interno
A Guaruportas possui grande variedade de chapas para aplicação em portas de enrolar para ambientes internos. Além disso, a empresa oferece acessórios próprios, além de uma linha completa de motores para automação dos equipamentos, com certificação do INMETRO ISO 9001.
Conte com a tradição e a confiança de uma empresa com mais de 20 anos de mercado. Solicite já um orçamento de porta de enrolar interna!
Tenha especialistas cuidando da execução de seu projeto, para que possa ter uma porta feita sob medida para suas necessidades.
Quando se tem uma peça feita sob medida é possível favorecer o fechamento do vão, facilitando o uso do ambiente no dia a dia.